segunda-feira, 22 de outubro de 2007

4 C´s - Para competir com criatividade e inovação

4 C´s - Para competir com criatividade e inovação


Neste livro surpreendente o leitor encontrará conceitos, práticas, testes e roteiros que irão lhe auxiliar a ser ainda mais criativo e inovador. A obra apóia a quem deseja fazer acontecer uma mudança, e busca um caminho novo para problemas profissionais e pessoais. Um verdadeiro guia para viver melhor.

O livro é de fácil leitura, compreensão e aplicação, sendo muito útil para as organizações, para qualquer profissional que deseje exercitar em si e em seus funcionários seu potencial criador, seu sentido inovador de vida, o ócio e o trabalho até configurar um estilo de pensar, comunicar e administrar equipes eficazes e coesas de trabalho. Os leitores encontrarão em suas páginas um diálogo fluído com sua própria criatividade através da criatividade de sua autora.

A autora faz nesta obra orientações práticas e dinâmicas que saltam aos olhos nos múltiplos casos, exercícios de aplicação e teste de autodiagnóstico em cada capítulo. Estes são os 4 C’s:

1) Criatividade e Inovação Pessoal
A destruição mental de tudo que já existe é condição primordial para iniciar o processo criativo. Criar envolve, em primeiro lugar, um rompimento dos paradigmas pessoais e, em segundo, dos sociais. Muitas vezes o criador acaba boicotando a sua própria criação com medo de ser criticado e não reconhecido. Criar é um ato de coragem tanto no âmbito pessoal, quanto no profissional e no social.
Esqueça o que está ao seu lado, aqueles comportamentos padronizados ou até mesmo aquilo que as pessoas gostariam que você fizesse ou que você fosse.
Na empresa em que trabalha tente romper o comportamento mecanicista apresentando idéias de novos produtos, serviços, melhorando o que você já faz e, conseqüentemente, melhorando o ambiente organizacional.
A prática de exercícios e técnicas que estimulem a criatividade ajudará a conquistar idéias inovadoras e de destaques.

2) Comunicação Assertiva
Como já diziam “Quem não se comunica...”. Pois é, muitas vezes deixamos de colocar em ação uma idéia ou desejo por medo de não ser aceito, como também por não saber “vender” a própria idéia. Há estratégias corretas para isso.
O primeiro passo é vender para si próprio. Você se convenceu de que é uma boa saída para a sua situação atual? Está amadurecido e convencido da decisão? Se sim vá em frente, se não estiver tão certo disso reveja, e venda acima de tudo para você. Faça networking e comunique a algumas pessoas da sua relação, escute as respostas e reformule se for preciso.
Prepare-se para vender para seu superior, desenvolva um projeto detalhado, utilize da sua criatividade, recursos disponíveis, sempre comparando a situação real e a desejada. Há técnicas para isso tanto para ajudar a vender como comprar idéias. Não basta apenas apresentar, é preciso saber vender a idéia.

3) Cooperação e Comprometimento
Cada pessoa tem uma inteligência particular e quando se junta a outras pessoas o resultado é uma criação muito especial. Aproveite para descobrir a sua dentre sete inteligências específicas. É preciso buscar adeptos para lhe ajudar. Você poderá obter apoio dos amigos também. Lembre-se de que uma idéia sem ação é pura ilusão e sempre é bom buscar parceiros para fazê-la acontecer.

4) Coordenação
Não podemos pensar em liderar as pessoas se somos dependentes, se não lideramos a nós mesmos. O primeiro passo é ter objetivos claros, metas estabelecidas e prazos definidos.
O mesmo comportamento o ajudará na hora de apresentar sua idéia ao seu superior, sempre levando em conta a cooperação recebida pelos colegas. Mas há um momento em que é necessário liderar favorecendo a aplicação de técnicas, criação de condições que estimulem a criatividade dos parceiros na execução do projeto.

Se você quiser receber uma dedicatória especial para o seu livro, envie um e-mail para a autora pelo mariaines@mariainesfelippe.com.br, citando qual é a sua palavra predileta. Não deixe de visitar www.mariainesfelippe.com.br

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