segunda-feira, 10 de março de 2008

Porque estudar a língua portuguesa?

Esse texto faz parte de uma atividade proposta pelo meu professor Emanoel Sousa. De cara ele se interessou bastante por minha forma de escrever e se propôs a divulgá-lo no Jornal O imparcial (São Luis – MA)

Porque estudar a língua portuguesa?

Por Clayton Collys

Tenho prazer de escrever sobre um tema bastante importante para uma vida próspera e abundante: a importância de estudar a língua portuguesa.
Instigado pelo professor universitário Emanoel Sousa Costa, especialista em Magistério Superior, tremendo amante e conhecedor da língua portuguesa, pude aprender que uma comunicação eficaz faz toda a diferença nesse mercado tão competitivo e globalizado.
Para iniciar esse artigo, nada melhor que uma frase de um dos cientistas mais respeitados do mundo, Albert Einstein. Que diz:
“A leitura após certa idade distrai excessivamente o espírito humano das suas reflexões criadoras. Todo o homem que lê demais e usa o cérebro de menos adquire a preguiça de pensar”.
Partindo dessa afirmação, podemos observar que deve existir uma concordância, um meio termo, entre estudar, e por em prática o que foi lido. Quem lê demais e perde a capacidade de ter opinião própria está fadado à passividade, poderá passar boa parte de sua vida sendo coadjuvante de quem cria, realiza, inventa, reinventa e não fica apenas esperando as coisas acontecerem.
A editora e palestrante Gilcer Regina diz que: “inteligente não é quem sabe muito, mas quem aplica aquilo que sabe”. Uma pessoa pode usar seu dom inato para melhorar a humanidade, ajudar as pessoas à por para fora todo o seu potencial, que às vezes ela desconhece.
O escritor John C. Maxwell, por exemplo, teve uma educação familiar bastante centrada na evolução pessoal, a partir daí, ele pôde observar como uma pessoa pode ajudar a outra a crescer intelectualmente. Isso parte intrinsecamente por uma visão clara do mundo, adquirido através da fusão de experiência e conhecimento. Para conhecer é essencial o habito de ler, escrever pode ser uma conseqüência do conhecimento aprendido. E foi isso que aconteceu, não é a toa que John, é um dos mais renomados professores motivacionais do mundo. Ele assim intitula-se, pois em suas palestras ele consegue fazer as pessoas observarem que mudando de atitude, elas podem mudar consideravelmente suas vidas.
Henry Thoreau tem uma frase que diz muito a respeito do tema: a importância de estudar a língua portuguesa. Ele diz que: “Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. Essa frase pode se encaixar na trajetória da escritora Rhonda Byrne, autora de The Secret. Após a leitura de um livro que continha relatos sobre a Lei da Atração, ela mudou sua vida, pois as vendas desse livro foram extraordinárias. E mudou a vida de muita gente também, pois com a popularização desse conhecimento (Lei da Atração) muitas pessoas passaram a rever suas atitudes. Elas passaram a observar que apenas reclamar da vida não basta, tem de existir ação, persistência e comprometimento com que se propõe fazer.
John C. Maxwell, já citado nesse artigo anteriormente, explica em seu livro: Você faz a diferença. Que existem cinco grandes obstáculos à atitude. São eles: desânimo, mudanças, problemas, medo e fracasso. Se soubermos lidar harmonicamente com cada um desses itens poderemos ter uma vida mais digna e próspera.
Por fim, podemos observar a importância da leitura, pois nada do que foi escrito nesse artigo poderia estar aqui, se eu não tivesse lido anteriormente. Portanto, para termos uma opinião formada a respeito de qualquer assunto, a informação é o cerne para a liberdade de expressão. A leitura e o conhecimento da língua portuguesa são primordiais para a formação de um cidadão consciente de seu papel na sociedade.
Para os dias atuais, onde a tecnologia é indispensável, nada melhor que refletir o modo como Bill Gates acha que os filhos devem ser criados, ele diz: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”.


Fonte de pesquisa:
Livro - Você faz a diferença. John Maxwell, Editora - Thomas Nelson Brasil.
Apostila - Língua e Comunicação - Prof. Emanoel Sousa – UniCeuma
Site: www.pensador.info/autor/Henry_Thoreau/

Nenhum comentário: